quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Para torcedores, Grêmio precisa mostrar mais vontade fora de casa

Faz tempo que a imprensa e a torcida questionam o grupo do Grêmio sobre os motivos dos resultados ruins fora de casa. Qual seria a explicação da excelente campanha dentro do Olímpico e a péssima nos estádios adversários? Tanto a direção, como os jogadores e o técnico Paulo Autuori já opinaram sobre o assunto. Já foi falado em aspecto psicológico, em azar, em falta de atitude.
Entre os torcedores, as opiniões variam. Muitos falam em pouca vontade nos jogos longe do Olímpico. O gremista André Jendras, de Porto Alegre, comentou no mural do clicEsportes sobre o desempenho do time. A pergunta para os internautas foi a seguinte: "Por que o Grêmio não consegue vencer fora de casa sob o comando de Paulo Autuori?"
– Mesmo que estejamos ganhando as partidas dentro de casa, sinto que esse time não tem alma. Não empolga, não existe uma entrega. E quando jogamos fora de casa, além de faltar qualidade falta uma liderança que realmente motive a todos e não que fique fazendo média com a imprensa. É triste termos um goleiro de Seleção num time que não se consegue tirar muita coisa. Infelizmente mais um ano sem nenhum título... – escreveu ele.
Outro motivo apontado é a torcida. No Olímpico, os torcedores empurram o Grêmio, o que não acontece da mesma maneira fora de casa. Além disso, o gremista Paulo Dias, de Dom Pedrito, acredita que falta uma voz de comando.
– O Grêmio não vence fora por falta da torcida, que em casa põe pressão nos jogadores e fazem eles correrem. Quem viu o último jogo entende o que estou dizendo. Quando o Grêmio está fora de casa jogadores como Tcheco e Souza se arrastam em campo, principalmente quando jogam contra times pequenos. Contra os grandes e quando os jogos são televisionados eles dão tudo. Estou com saudades não do esquema tático do Roth, mas dos gritos dele na beira do gramado – comentou.
O internauta Artur, de Cachoeirinha, vai mais além. Ele pede a volta do esquema 3-5-2, de Celso Roth, nos jogos fora de casa.
– O Grêmio tem que começar a Jogar no 3-5-2. Fora de casa é vitoria garantida – disse.
Na mesma linha do esquema tático, o gremista Cristian Correa, de Porto Alegre, acredita que o 4-4-2 de Autuori prejudicou o sistema defensivo tricolor.
– Essa má fase do Grêmio fora coincide com a presença de Paulo Autuori e, consequentemente, com a mudança do esquema tático. Observo que essa troca ocasionou uma deficiência no sistema defensivo do Grêmio. O Victor tornou-se um goleiro comum. O Grêmio já fez duas ou três viradas de jogo em casa, pois tem a força da torcida que não para um só minuto de apoiar. Fora não tem isso, perde. Parece ser fácil, ou contrata com qualidade ou se retranca como na Era Roth e parte para o fator sorte – opinou.
A campanha do Grêmio fora de casa assusta, mas não é o fim do mundo. O objetivo do clube é a classificação para a Copa Libertadores do ano que vem, e a disputa pelo título não está descartada. Como exemplo, os jogadores gremistas já citaram o desempenho do São Paulo no Brasileirão 2008, que saiu da parte de baixo da tabela para se sagrar campeão nas últimas rodadas.
O técnico Paulo Autuori acredita que isso é possível. Para ele, a reta final do campeonato é a mais importante para crescer e manter o bom rendimento.
– Eu espero que a gente comece a se recuperar e a fazer a manutenção do rendimento dentro de casa, somando isso aos jogos fora na reta final do campeonato, que é o momento ideal para isso. Nós vamos apostar nisso – ressaltou o treinador.
O goleiro Victor se espelha na campanha do São Paulo no ano passado para chegar ao objetivo.
– O São Paulo, ano passado, estava 11 pontos atrás do líder (o próprio Grêmio), conseguiu buscar reação e ser campeão. Temos que nos apegar na matemática e também no nosso trabalho – comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário