quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Grêmio derruba o Palmeiras e segue imbatível no Olímpico


O Grêmio venceu o Palmeiras por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, no Estádio Olímpico, pela 36ª rodada do Brasileirão de 2009. Com o resultado, além de alcançar a marca de 38 jogos de invencibilidade dentro de casa, o Tricolor aumenta a crise na equipe paulista.
Com a vitória, o Grêmio chegou aos 52 pontos ganhos e praticamente assegurou participação na Copa Sul-Americana do ano que vem. Já o Palmeiras segue estacionado nos 59 e começa a ter a vaga na Libertadores seriamente ameaçada.
A partida contou com um lance raro no futebol. Após o término da primeira etapa, Obina e Maurício, do Palmeiras, trocaram agressões e foram expulsos antes do começo do segundo tempo pelo árbitro Héber Roberto Lopes.

O jogo

Com muitos desfalques, o técnico interino Marcelo Rospide armou o time do Grêmio com apenas Maxi López como referência na frente. Maylson começou bem aberto pela direta, Souza mais centralizado e Douglas Costa pela esquerda. Adilson e Fábio Rochemback, que entrou em campo com a braçadeira de capitão, eram os responsáveis pela marcação à frente da área tricolor.
Apesar do equilíbrio no começo da partida, foi o Palmeiras que chegou com mais força pela primeira vez. Aos 12 minutos, Diego Souza recebeu pela esquerda e chutou colocado. A bola desviou na trave e saiu, para a sorte do Grêmio.
Com boa movimentação, Douglas Costa foi a principal arma do time tricolor nos primeiros 45 minutos de jogo. Aos 16, ele fez grande jogada e tocou para Souza. O cruzamento saiu rasteiro e Maxi López pegou de primeira, mas sem direção.
Mesmo jogando isolado no ataque, o argentino sempre levava perigo ao gol defendido pelo veterano Marcos. Aos 25, depois de uma bela troca de passes do sistema ofensivo do clube gaúcho, Maxi López quase marcou de cabeça.
Mas o atacante apareceria novamente para finalizar contra a meta palmeirense já nos descontos da primeira etapa e, desta vez, contribuindo de forma decisiva para abertura do placar.
Aos 47 minutos, depois de perder muito tempo para arrematar e permitir que a zaga adversária chegasse para fazer o bloqueio, Souza recebeu pela esquerda e fez o passe para Maxi Lópes. O jogador dominou, se livrou de Maurício, e tocou no canto mansamente. Marcos saltou e conseguiu tocar na bola, mas o zagueiro Rafael Marques surgiu e cutucou para dentro: 1 a 0.
Logo após o gol, o árbitro paranaense Héber Roberto Lopes terminou o primeiro tempo. No caminho para o vestiário, o atacante Obina e o zagueiro Maurício discutiram asperamente e trocaram agressões.
Maurício, que levou um drible de Maxi López no lance do gol do Grêmio, bateu boca com o atacante e o acertou com um tapa. O revide veio em seguida: um soco de Obina no rosto no defensor alviverde. O juiz acompanhou tudo e, na volta do intervalo, expulsou os dois palmeirenses.

Segundo tempo

Com nove em campo e temendo uma goleada, Muricy Ramalho sacou o único atacante que permaneceria no time, Ortigoza, e colocou o zagueiro Marcão. Já o Grêmio retornou com a mesma formação.
O Tricolor começou o segundo tempo dando a impressão de que não sabia muito o que fazer com os espaços que eram oferecidos pelo Palmeiras. Para aumentar o poderio ofensivo, Rospide colocou Herrera no lugar de Maylson antes dos 10 minutos da segunda etapa.
Apesar da desvantagem numérica, o Palmeiras ameaçou aos 12 minutos com Diego Souza, mas Marcelo Grohe fez boa defesa. Insatisfeita com a falta de atitude do time, a torcida gremista começou a chiar.
Aos 25 minutos, Willian Magrão entrou no lugar de Thiego. O jogador retornou aos campos depois de uma séria lesão no joelho ocorrida em fevereiro, durante uma partida contra o Avenida, em Santa Cruz do Sul, pelo Gauchão.
E a entrada do velho ídolo da torcida parece ter dado sorte aos donos da casa. O gol que garantiu a tranquilidade saiu um minuto depois, aos 26. Herrera fez o passe para Maxi López. No meio de dois zagueiros, ele surgiu, se livrou do goleiro Marcos e tocou para o fundo das redes: 2 a 0.

Próxima rodada

No domingo, dia 29, o Grêmio enfrenta o Barueri, no Estádio Olímpico. Será o último jogo dentro de casa da equipe nesta temporada. Em seus domínios, a última vez que o time tricolor foi derrotado foi no Brasileirão de 2008, para o Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário